Paciente reclama de infiltração e mofo em enfermaria do Hospital Municipal Salgado Filho
Doente que passou semanas internado na unidade disse que a água da chuva chegava a cair nos leitos.
Mofo, infiltração nas paredes e falta de ar-condicionado são reclamações de um paciente que passou semanas internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte do Rio. Segundo ele, há graves problemas estruturais em uma enfermaria.
A área de internação conta com cinco leitos, e água chega a cair de uma infiltração perto das camas.
“As condições da enfermaria que eu estava eram desumanas. A parede quase que por inteira mofada, exalando cheiro de mofo. São cinco leitos nessa enfermaria e a gente todo dia cobrava, porque a parede minava água, principalmente quando chovia”, relata ele.
No vídeo gravado pelo homem é possível ver bolor e umidade nas paredes. Ele afirma que reclamações eram feitas para a equipe de manutenção, mas a resposta obtida era que a responsabilidade era da equipe de engenharia.
“Ninguém resolvia nada. Cada um joga pra um. A manutenção joga pro engenheiro, o engenheiro joga pra direção, e fica nesse jogo de empurra-empurra e quem sofre é quem tá lá pra se tratar”, critica o paciente.
O paciente teve alta nesta quarta-feira (25), e diz que nada tinha sido feito até então.
“Caía água no leito que estava rente ali, próximo ao ar-condicionado, e era todo dia reclamação da gente em relação a isso”, conta.
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde disse que as enfermarias da unidade passam por manutenção predial regularmente e que alguns andares estão recebendo obras de melhorias, mas não informou o prazo da obra, nem se o mofo está sendo combatido.